quarta-feira, 26 de outubro de 2011

UMA MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER SOBRE TRÂNSITO...







Com o intuito de conscientizar os alunos sobre os cuidados a serem tomados em relação ao trânsito, a turma do 2º ano sob orientaçao da Professora Silvia Dalla Nora,confeccionou o " jogo da corrida do dado".A atividade envolveu a participação de todos, tanto na criação do jogo como durante a brincadeira, foi uma forma diferente de trabalho que despertou o interesse de todos.

Trânsito: Respeito e segurança


  • Nas aulas de Língua Portuguesa, com a Professora Maristela Delazeri Dalbosco os alunos da 6ª Séries das Escolas Municipais Antonio Parreiras e Casemiro de Abreu, analisaram o Depoimento: “Fotos do Trânsito” escrito por uma aluna de 13 anos da Rede Municipal do Rio Janeiro. Após, discussão, comparação com a nossa realidade e interpretação do texto os alunos produziram textos: “Depoimentos” usando entrevistas feitas anteriormente sobre fatos acontecidos no Município de Tio Hugo.


  • A irresponsabilidade destrói vidas

Na tarde de dois de outubro de 2009 quando meu avô Alfredo voltava do trabalho, onde era pedreiro na cidade de Tio Hugo. Quando ao atravessar, de moto, foi violentamente arrastado por um caminhão em alta velocidade, mas assim que bateu o motorista fugiu do local sem prestar socorro.

Meu padrinho Aguiar que voltava do mercado viu a cena e imediatamente ligou para minha mãe. O meu pai foi de moto com a minha mãe até o local do acidente. Meu avô,coitado, perdeu um olho, ficou muito machucado.

Minha família ficou muito triste e abalada com o acidente. Então fui com o meu irmão dar a notícia a minha avó da possibilidade de morte do vô Fedo, como era carinhosamente chamado por todos. Minha avó ficou muito abalada e depois de algumas horas de espera e aflição fomos avisados que foi confirmada a morte de meu avô e isso nos deixou ainda mais tristes, pois tínhamos um fiozinho de esperança...

Com esse fato verdadeiro quero dizer que quando falamos de trânsito todo o cuidado é pouco...E a irresponsabilidade destrói famílias, mata pais, mães , deixa filhos órfãos e mães e esposas desamparadas...

Pense nisso e valorize a vida!

TAINARA STACKE-A.P.


  • BRUTALIDADE NO TRÂNSITO

Aconteceu em novembro de 2009, quando alguns jovens voltavam de Passo Fundo por volta das cinco e quarenta da manhã uma tragédia.

Um Peugeot com dois jovens colidiu com um caminhão e um furgão entre Ernestina e Tio Hugo.O automóvel e os caminhões pegaram fogo e cinco pessoas foram vítimas do trágico acontecimento daquela manhã triste de novembro.Quem seriam as vítimas? Pais de famílias, jovens que deixaram as mães sofrendo, trabalhadores que deixaram filhos, esposa, netos...toda a família sem consolo...

Uma das vitimas era o jovem Daniel que era um jovem carismático, inteligente, prestativo que deixou família e toda a sociedade de Tio Hugo desolada.Sua falta é muito grande assim como tantas outras perdas vivenciadas por nós em acidentes brutais.

Com esse depoimento espero que todos dirijam com consciência e responsabilidade, para assim termos um trânsito seguro.


Adriano Santos de Farias. 6ª SÉRIE. C.A.



  • Pós mais comentários e relatos de situações vividas e presenciadas pelos alunos, os mesmos produziram “charges” evidenciando a irresponsabilidade como forma de criticar e ironizar tais fatos que acontecem todos os dias e que as pessoas não são capazes de comprometer-se com a própria vida...


  • Para finalizar as aulas sobre trânsito produziram “cartas” endereçadas aos pais procurando tocar em seus corações na busca de conscientização e comprometimento com as vidas que geraram, como forma de pedir-lhes ajuda para uma melhor Educação no Trânsito.


  • Tio Hugo, 22 de setembro de 2011

Queridos pais!

Venho por meio desta carta, falar-lhes de um assunto que já se tornou rotina em nosso meio, e que talvez vocês não estejam dando tanta importância, o trânsito. Vocês pensam que porque são adultos têm o controle... Dirigem embriagados e nada vai acontecer.Não é bem assim, um acidente de trânsito acontece quando menos se espera.

Vocês pais devem ter cuidado redobrado, pois vidas dependem de vocês... Filhos, esposas, inocentes que estão na estrada e por um descuido de um motorista irresponsável, perdem tudo... Vida e a razão para viver.

Vocês são responsáveis por seus filhos por isso eduquem seus filhos para que cresçam conscientes no trânsito. O trânsito pode levar a morte, ou deixar sequelas que nunca mais são curadas.

Abraços.

Diego C. Bruinsma


Tio Hugo, 06 de outubro de 2011

Queridos pais!

Através desta carta quero dizer que o trânsito está cada vez mais perigoso. A alta velocidade em que os motoristas trafegam esta dominando as estradas brasileiras, matando e machucando muitas pessoas inocentes.

Pais, vocês têm a responsabilidade de mudar seus filhos tanto em casa como no trânsito, devem mostrar que álcool e volante não combinam e que trânsito mata. Em certas ocorrências, famílias que estão aproveitando para passear, curtir a folga acabam sendo vítimas fatais do trânsito, pois motoristas inconseqüentes bebem, fumam e falam ao telefone, se distraindo e causando mortes de famílias inteiras.

Alguns pais não têm nenhuma consciência de que jovens menores de 18 anos não podem dirigir. Outros pais dão carros, motos para os filhos menores de idade e se acontecer alguma “fatalidade” ficam se lamentando e criando formas de aceitar as perdas.

Pais a melhor forma de conscientizar seus filhos é dando o bom exemplo. É hora de respeitar o trânsito e preservar a vida.

Obrigado pela atenção!

Lucas Adriano Bruinsma

Tio Hugo, 06 de outubro de 2011

Óla caros pais!

Sei que às vezes pode ser meio chato essa história de tentar conscientizar as pessoas para que mudem seus hábitos no trânsito, mas cada vez que saio com você pai, eu fico de olho no velocímetro e vejo que és um bom motorista. Além disso, quando saio com você fico observando a imprudência de outros condutores, não sei como não perderam a carteira ainda, se é que isso iria adiantar.

Hoje a imprudência esta cada vez pior, se em 1987 um senhor chamado Irineu Luiz Schineider, após socorrer vítimas de um acidente de trânsito, foi atropelado por um carro que trafegava em alta velocidade. Agora eu peço para os senhores pais um minuto de seu tempo para que reflitam... Se naquela época a imprudência e o desrespeito era tanto que dirá hoje em dia.

Milhares de pessoas Já perderam suas vidas no trânsito, nós todos poderíamos mudar e vamos mudar essa estatística, porque você e eu podemos ser as próximas vítimas se não mudarmos isso. É só você seguir algumas regrinhas, aquelas que você sempre soube, mas nunca seguiu. Siga-as agora e vai ver a diferença!

Tchau e desde já obrigada.

Abraços.

RAISSA VALANDRO.6ª .C.A

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Aula sobre o Trânsito





 






















Os alunos da E. M. E. F. Antonio Parreiras - 5ª Série B e 8ª Série na disciplina de matemática coordenados pela professora Marilde, confeccionaram lindas maquetes com massinha de modelar com o tema: "Trânsito" .